O ramo de franquias é um dos modelos de negócios mais seguros para se investir até mesmo em momentos de crise
Investir em um negócio, é um dos sonhos de muitos brasileiros e o mercado de trabalho com suas mudanças, motiva muitas pessoas a iniciarem suas carreiras empreendendo.
Alinhado a essa vontade, vem a preocupação, trazendo dúvidas como: qual é o melhor momento para se investir? Qual melhor modelo de negócio escolher? Quais os riscos?
Ao investir, você deve estar consciente que é necessário arriscar, pois isso faz parte do ramo dos negócios.
Entretanto, o empreendedor deve escolher qual é o melhor modelo a ser investido. Realizar um estudo de mercado e analisar as possibilidades de ramos de negócios, é o caminho para a melhor escolha.
Com menos probabilidade de quebrar, o setor de franquias é um dos modelos de negócios mais seguros, lucrativos e está em constante crescimento. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), no segundo trimestre de 2022, ocorreu alta no faturamento de R$48 bilhões, mostrando um crescimento de 16,8% em comparação ao segundo trimestre de 2021.
De acordo com a ABF, o setor de franquias aqui no Brasil foi o único que, mesmo em momentos de crise, jamais registrou recuo, mantendo-se em constante crescimento. Como efeito, a procura por interessados em abrir franquias aumentou em 20%, isso porque o setor de franquias está presente em diversos e diferentes áreas e ramos de negócios.
Outra característica que faz o setor de franquias ser um modelo de negócios mais seguro, é o baixo investimento. Existem diversos modelos de franquias que para iniciar o empreendimento, o interessado investe até R$ 80 mil e consegue iniciar suas operações com eficácia.
Um detalhe importante a se ressaltar é a inovação. Se tratando de franquia, entendemos que a mesma acompanha as evoluções do mercado, por isso, encontramos opções que podem ser adaptáveis para o cenário do futuro franqueado, desta forma, o melhor momento para investir em uma franquia é o momento ao qual o próprio interessado escolhe para dar início ao seu projeto.
Além disso, muitas franquias não exigem o espaço físico para que o modelo de negócio entre em funcionamento, desta forma, o investidor consegue adaptar para o modelo que melhor o atender.
1.Treinamento de Gestão
Ao adquirir uma franquia, a franqueadora fará um treinamento para que, você franqueado, saiba gerir o seu negócio da melhor forma.
2. Segurança Jurídica
Estabelecendo qual modelo de franquia, o franqueado assinará um contrato, onde será assegurado juridicamente pela franqueadora, proporcionando ainda mais segurança para a sua unidade.
3. Força de uma grande rede
A força de uma grande rede é uma tarefa de extrema importância para que a identidade de marca da franquia seja cada vez mais reconhecida, por isso, ao investir, nesse modelo de negócio, deve-se seguir os padrões já estabelecidos pela franqueadora.
4. Know-How da Franqueadora
Se identificar com a marca a que deseja investir é essencial, por isso, sempre escolha aquelas que sejam reconhecidas por grandes colégios, presentes em grandes escolas.
Além disso, que contribuam para o seu desenvolvimento como franqueado, disponibilizando departamentos como o de marketing, para prestar auxílio no gerenciamento de publicações, campanhas, entre outros; setor de relacionamento, responsável por prestar auxílio ao franqueado com demandas internas e externas; setor jurídico, para que o franqueado seja amparado quanto as questões legais; departamento pedagógico, caso a franquia a qual você deseja adquirir seja do ramo educacional, para que o franqueado tenha o apoio necessário na área.
5. Suporte em diversas áreas
Ao investir em uma franquia, a franqueadora oferecerá uma equipe para auxiliar em algumas demandas, seja a captação de alunos, campanhas para redes sociais em principais datas comemorativas (dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, por exemplo), apoio jurídico, para levar mais segurança à franqueadora e ao franqueado.
6. Suporte de Marketing
Elaborar planejamento de mídias, gerenciamento de publicações, criação de campanhas, anúncios e diversos outros trabalhos relacionados ao marketing, ao adquirir uma franquia, a franqueadora propiciará todo o time criativo, tanto para seguir os padrões da marca e a fortalecer, como para crescimento profissional da sua franquia.
7. Suporte de Relacionamento
O suporte ao relacionamento é uma equipe essencial dentro de uma franquia, isso porque auxilia o franqueado em algumas de suas tarefas, como criatividade para realização de ações, divulgações, auxilio nas dúvidas diárias, e principalmente proporcionando o fechamento de novas parcerias.
8. Suporte Jurídico
O suporte jurídico é uma equipe especializada para fornecer, tanto a franqueadora, quanto ao franqueado, mais segurança com relação às causas jurídicas. Trabalhando para ocorrer um melhor controle na elaboração de contratos, autorização de termos e assistência jurídica de forma geral.
9. União e satisfação os franqueados
Em diversos modelos de franquias, o coletivo é uma característica que sempre será encontrada, isso se deve em razão de que para haver o crescimento da franqueadora e do franqueado, ambos devem trabalhar em cooperação para maior sucesso do negócio.
10. Vantagens diversas
As vantagens para se investir em uma franquia são diversas, os ganhos extensos e a rentabilidade alta. O ramo de franquias é um dos modelos de negócios mais seguros para se investir até mesmo em momentos de crise, pois, como retratado ao longo deste texto, o franqueado é assistido pela franqueadora continuamente e de diversas formas, proporcionando sempre, o crescimento do negócio.