Categoria:

Mistérios do Cérebro – O cérebro aprende enquanto dormimos

Mistérios do Cérebro – O cérebro aprende enquanto dormimos

Enquanto descansamos, nosso cérebro é responsável por organizar as informações e aprendizados que utilizaremos no dia seguinte, atividade essa muito importante para a organização das ideias

 

Em nossa segunda postagem sobre os mistérios do cérebro, compreenderemos sobre a questão de aprender enquanto dormimos, será que isso é realmente possível? Vejamos, quando dormimos estamos repondo as energias que foram gastadas durante o dia, desta forma nosso cérebro também descansa, correto? Errado!

Quando estamos dormindo nosso cérebro está trabalhando para que ao acordar, tenhamos as informações alinhadas para prossegui com nossas atividades diárias.

De acordo com estudos realizados pela Universidade de Northwestern, o cérebro memoriza e aprende enquanto estamos dormindo.

Nesta pesquisa, os voluntários aprenderam a tocar duas músicas simples, em seguida, os mesmos tiraram uma soneca de uma hora e após entrarem em um sono mais profundo, os pesquisadores tocavam uma das melodias.

Ao acordar, esses voluntários deveriam tocar as duas músicas e o resultado demonstrou que eles tocaram muito melhor e com menos erros a música que haviam escutado enquanto estavam dormindo em relação a outra que escutaram menos vezes.

 

Mas, qual é a explicação para este fato?

Segundo Ken Paller, o psicólogo responsável pelo estudo, receber estímulos enquanto dormimos pode influenciar no aprendizado de uma habilidade complexa. Entretanto, é necessário compreender que não é com qualquer soneca que conseguimos estimular nosso cérebro, para que isso ocorra, precisamos estar em um nível de sono mais profundo.

Nessa etapa do sono, é como se o nosso cérebro conseguisse dividir aquilo que deve ser aproveitado, o que pode ser descartado e, além disso, organiza as memórias.

Essas informações externas induzem nosso cérebro a reforçar uma memória, no caso desse estudo, foi reforçado a música que os voluntários haviam aprendido.

A partir desse estudo, foi comprovado que nosso cérebro consegue aprender enquanto estamos dormindo, mas também, outra dúvida permeia a mente dos cientistas: por que dormimos?

Antigamente, para nossos ancestrais, adormecer era sinônimo de perigo, já que poderiam ser atacados pois é um momento ao qual estamos vulneráveis, mas esse assunto falaremos melhor em outro blog Super Cérebro. Aproveite e venha conhecer o nosso método, auxiliamos no desenvolvimento cerebral para você ser Super!

Está gostando dos mistérios sobre o nosso cérebro? Continue acompanhando nossa série na próxima semana!

 

Categoria:

- Data: 15 de agosto de 2022

Marcações: - - -

Compartilhar

Faça parte da Franquia de Educação que mais cresce no país! Seja um franqueado Super Cérebro!

Últimos Artigos Blog


TDAH em adultos: conheça os sintomas e tratamento

Saiba Mais
Os jogos de tabuleiro proporcionam diversos benefícios para a nossa saúde mental, mas você sabia que eles são essenciais em nossas vidas?

Jogos de Tabuleiro e seus benefícios para o público 45+

Saiba Mais
Setor de franquias é o melhor investimento em momentos de instabilidade política ou financeira

Setor de franquias é o melhor investimento em momentos de instabilidade política ou financeira

Saiba Mais

Faça parte da Franquia de Educação que mais cresce no país!

Seja um Franqueado