Quando pensamos em aprendizagem, especialmente no contexto escolar, é comum associarmos esse processo a métodos tradicionais, como leituras, anotações e provas. No entanto, a ludicidade – o ato de aprender por meio do brincar – tem se mostrado uma das formas mais eficazes e completas de desenvolvimento cognitivo, emocional e social, em todas as idades.
Segundo a Profa. Dra. Renata Aguilar, diretora pedagógica do Super Cérebro, a ludicidade é muito mais do que diversão: “Toda atividade lúdica favorece não só o brincar, a alegria, mas também um objetivo. A ludicidade é um brincar com propósito.”
Brincar com propósito: muito além da diversão
Atividades lúdicas bem planejadas contribuem diretamente para o desenvolvimento de diversas habilidades. Não se trata apenas de entreter, mas de proporcionar momentos de aprendizado profundo por meio da interação, da experimentação e do engajamento emocional.
O “brincar com propósito” pode ter como foco:
– Interação social
– Ampliação de vocabulário
– Expressão corporal e física
– Desenvolvimento sensorial
– Raciocínio lógico e abstrato
Por exemplo, ao utilizar o Soroban – ábaco japonês -, é possível promover o desenvolvimento sensorial, a abstração de informações e o trabalho com áreas cerebrais envolvidas no planejamento e na execução de tarefas.
Ludicidade e desenvolvimento cognitivo
Durante uma atividade lúdica, especialmente em jogos estruturados como os do método Super Cérebro, a criança (ou adulto) não está apenas se divertindo: ela está trabalhando intensamente com as chamadas funções executivas, que são fundamentais para a aprendizagem e a vida diária.
Entre essas funções executivas, destacam-se:
Controle inibitório: saber esperar a vez, controlar impulsos.
Memória de trabalho: lembrar regras, estratégias e dados importantes enquanto joga.
Atenção: sustentada, seletiva e alternada – como observar o colega jogar e, ao mesmo tempo, planejar a próxima jogada.
“Quando estou com algumas cartas na mão e observo meu colega jogando, preciso manter a atenção no que ele está fazendo e, ao mesmo tempo, pensar ou ajustar minha estratégia. Isso ativa múltiplas áreas cognitivas ao mesmo tempo”, explica a Profa. Renata.
Ludicidade para todas as idades
Embora seja naturalmente associada à infância, a ludicidade também é extremamente benéfica para adolescentes, adultos e idosos. Jogos de raciocínio, desafios colaborativos e atividades sensoriais mantêm o cérebro ativo, melhoram a atenção e favorecem o bem-estar emocional em qualquer fase da vida.
A proposta do Método Super Cérebro, por exemplo, é justamente integrar o lúdico à prática pedagógica com intencionalidade. Isso faz com que o aprendizado seja mais leve, engajador e eficiente, respeitando o tempo e as características de cada indivíduo. Saiba mais sobre o método!