Categoria:

Outubro Rosa: mês de prevenção e diagnóstico do câncer de mama

Precisamos falar sobre um dos tipos de câncer mais comuns em nosso país: o câncer de mama

por Hellen Barbosa 

 

Você sabia que um a cada três casos de câncer de mama podem ser curados se forem descobertos logo no início? Muitas pessoas, por medo ou desinformação, acabam evitando o assunto e atrasando o diagnóstico, o que gera um tratamento tardio. Por isso, é preciso desfazer a crença popular de que o câncer é uma doença incurável. E é pra isso que existe o Outubro Rosa, mês de prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Falar abertamente sobre isso costuma ajudar muitas mulheres, e homens também, a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento sobre a doença e diminuir o temor associado a este assunto. Alguns tipos de câncer, não apenas o de mama, apresentam sinais e sintomas em sua fase inicial. Detectar isso de forma precoce traz inúmeros benefícios, melhorando os resultados durante o tratamento e ajudando a reduzir a taxa de mortalidade da doença.

Mas o que é câncer de mama? 

Este tipo de câncer acontece quando as células anormais, presentes nas mamas, acabam se multiplicando, formando um tumor com potencial para “invadir” outros órgãos do corpo humano. O câncer de mama é um dos mais comuns no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele. Em 2019, por exemplo, o país apresentou cerca de 60 mil novos casos estimados, sendo que apenas 1% desses casos se manifestaram em homens.

O risco de desenvolver a doença é maior entre pessoas com mais de 50 anos de idade. Existem alguns fatores de risco comportamentais/ambientais, hereditários/genéticos e reprodutivos/hormonais que estão mais presentes em pessoas diagnosticadas com câncer de mama, mas que não necessariamente indicam que alguém irá desenvolver a doença:

  • Consumo de bebida alcoólica e sedentarismo;
  • Não ter amamentado, ter tido a primeira menstruação antes dos 12 anos, ter feito uso de contraceptivos e reposição hormonal por tempo prolongado;
  • Histórico familiar de câncer de ovário ou de mama, principalmente antes dos 50 anos.

Sendo que apenas 5 a 10% dos casos da doença costumam estar ligados a esses fatores.

Alguns dos principais sintomas e sinais do câncer de mama são: presença de caroço (nódulo) endurecido, fixo e, geralmente, indolor, além de alterações no bico do peito, pequenos nódulos na região abaixo dos braços ou pescoço, saída espontânea de líquido dos mamilos e pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com a casca de uma laranja.

Todas as pessoas, independente da idade, precisam conhecer seus corpos para que fique mais fácil identificar o que é e o que não é normal. Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e, por acaso, identificar possíveis alterações suspeitas. Em caso de alterações, procure seu médico e lembre-se: você deve ser sua prioridade sempre.

Categoria:

- Data: 4 de outubro de 2021

Marcações: - - - -

Compartilhar

Faça parte da Franquia de Educação que mais cresce no país! Seja um franqueado Super Cérebro!

Últimos Artigos Blog


TDAH em adultos: conheça os sintomas e tratamento

Saiba Mais
Os jogos de tabuleiro proporcionam diversos benefícios para a nossa saúde mental, mas você sabia que eles são essenciais em nossas vidas?

Jogos de Tabuleiro e seus benefícios para o público 45+

Saiba Mais
Setor de franquias é o melhor investimento em momentos de instabilidade política ou financeira

Setor de franquias é o melhor investimento em momentos de instabilidade política ou financeira

Saiba Mais

Faça parte da Franquia de Educação que mais cresce no país!

Seja um Franqueado