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Você sabe o que a neurociência diz sobre a procrastinação?

Segundo a neurociência, a procrastinação é uma decisão consciente e intencional do cérebro, que sempre prefere recompensas imediatas

Por Jorge Camargo

 

Abandonar a procrastinação é um grande desafio para muitas pessoas. A definição de procrastinação é adiar coisas importantes sem ter um motivo real — mesmo sabendo das consequências que isso trará. Segundo a neurociência, a procrastinação é uma decisão consciente e intencional do cérebro, que sempre prefere recompensas imediatas.

Isso significa que quanto mais distante estiver o benefício ou quanto maior for o nível de dificuldade percebida em determinada tarefa, mais chances temos de deixar essa obrigação para depois. A procrastinação é uma decisão momentânea de adiar a realização de alguma tarefa, entendida pelo cérebro como uma dor.

Muitos procrastinadores dizem que dependem de sentir vontade para cumprir suas obrigações, mas é importante lembrar que não será em todos os dias que nos sentiremos empolgados para fazer o que precisa ser feito. Entender isso é o primeiro passo para diminuir a procrastinação. Ou seja, entender não preciso estar com vontade de realizar as tarefas para realizá-las, o mais importante é ter disciplina.

Quando uma tarefa é considerada com um alto nível de complexidade, é muito mais fácil cair em tentação e adiar sua execução. Isso porque o cérebro quer evitar a conclusão desse desafio e aciona o chamado comportamento de defesa. Quando isso ocorre, o melhor a se fazer é separar cada etapa da execução em uma lista, desde a mais simples até a mais difícil, e começar a concretizar o trabalho pelas partes mais fáceis.

Ao separar essa tarefa complexa em itens, é possível dar um check ao concluir cada etapa. Esse simples feito ajuda a aumentar a autoconfiança e é um incentivo para finalizá-la o mais breve possível.

A importância da pausa

Realizar uma pausa é necessário para que nosso cérebro recupere sua capacidade de pensar e de tomar decisões depois de tarefas que exigem muita concentração e desempenho. Quando cansa, é fisiologicamente impossível que a mente realize qualquer atividade, ainda que sejam fáceis.

O cansaço da mente é ocasionado após o uso intenso das redes neurais. Ou seja, o cansaço ocorre depois que você passa muito tempo lendo ou resolvendo determinado problema, e não depois de passar horas nas redes sociais. No caso, se mesmo depois de um período de distração sua mente continua cansada, é bem possível que você esteja usando desculpas para procrastinar.

Será que sou um procrastinador?

Outra dica importante é lembrar que todo mundo procrastina, mas nem todo mundo é um procrastinador crônico, que, em geral, usa desculpas para não cumprir as obrigações.

Pensamentos como “Ninguém manda em mim”, “A vida é curta”, “Estou sem energia” ou “Eu não consigo fazer isso”, são sabotagens criadas pelo cérebro que fazem a pessoa achar que pode fazer o que quiser, ou não assumir a culpa por não cumprir determinada atividade por não se sentir disposto e motivado, ou ainda por não se sentir confiante em realizá-la.

Quando esses pensamentos são recorrentes, o cérebro percebe a tarefa como mais desconfortável do que é na realidade. E para aliviar esse desconforto, a realização de tal tarefa é postergada.

Como usar a neurociência para acabar com a procrastinação?

O autoconhecimento, planejamento e autocontrole são ferramentas essenciais para vencer a procrastinação. Além disso, é necessário parar de acreditar em produtividade contínua.

Saber quais são seus pontos fortes e fracos, administrar seu gasto energético, elaborar um plano para execução das tarefas por etapas com prazos estabelecidos, além de se manter firme nesse planejamento evitando distrações (como redes sociais) são alguns métodos importantes e que, com certeza, vão te ajudar a vencer a procrastinação.

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- Data: 4 de maio de 2022

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