Mistérios do Cérebro – Nosso cérebro nos faz sentir vivos!

Compartilhar

Sentir vitalidade talvez seja uma das melhores sensações que nosso cérebro pode nos permitir, isso porque você reconhece que um objeto existe apenas pelo ato de tocá-lo.

O fato é que nosso cérebro é uma grande máquina de simulação, capaz de nos proporcionar experiências incríveis apenas com o tocar das mãos. Entretanto, ao pensar assim, podemos considerar que até a nossa consciência pode ser fruto de uma simulação.

Pode até soar incoerente, mas, não conseguimos provar o oposto porque não temos como observar a consciência e também não é possível saber como ela é (por enquanto).

Segundo o neurocientista Tadeu Mello e Souza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trabalhar com esta área do cérebro é lidar com algo muito subjetivo: “Como descrever objetivamente algo tão subjetivo? Há uma questão epistemológica (filosófica) a resolver”, confirma o médico neurologista, retratando a consciência.

Para compreender tudo isso, é necessário imaginar que o nosso cérebro é um super computador e que ele trabalha com uma grande quantidade de processamento de dados. Desta forma, é o cérebro responsável pelo toque e pela sensação de sentir vivos.

Para que serve a consciência? Não se sabe muita coisa sobre a consciência, mas há pistas em estudos de pacientes em estado vegetativo ou anestesiados que mostraram três regiões ativas.

Nesse momento podem ser a resposta para descobrir o que é a consciência, essas regiões correspondem ao:córtex parietal, córtex pré-frontal lateral e o tálamo. Há estudos apontando que, a consciência tenha surgido conforme a evolução da humanidade.

O Diretor do Centro Sackler da Ciência da Consciência acredita que com a evolução humana, novas características foram desenvolvidas e novos locais cerebrais foram ativados. “A função da consciência é permitir que um organismo faça a coisa certa, na hora certa, para permanecer vivo”, afirma o diretor.

O que sabemos é que cada ser humano é único e vive a sua singularidade e por mais que estejamos em uma mesma trilha, no meio de uma floresta, cada um terá uma sensação e um sentimento sobre aquele lugar.

Somos únicos por saber o que sentimos e por isso interpretamos o mundo, cada ser humano, da sua forma e isso faz do nosso cérebro incrível, fazendo-nos sentir vivos!

No nosso sexto post da série Mistérios do Cérebro, conhecemos melhor a sensação de nos sentir vivos, e claro, nós do Grupo Super Cérebro convidamos você a acompanhar os nossos posts anteriores dessa série, que também estão imperdíveis!

1 – Mistérios do Cérebro – O que você vê é invenção do seu cérebro!

2 – Mistérios do Cérebro – O cérebro aprende enquanto dormimos

3 – Mistérios do Cérebro – O Cérebro cria acontecimentos e altera lembranças

4 – Mistérios do Cérebro – Nosso cérebro é mais econômico do que uma lâmpada

5 – Mistérios do Cérebro – O cérebro não é feito apenas de neurônios

Inscreva-se na nossa news

Veja mais

Quer se tornar um franqueado?

Entre em contato conosco

small_c_popup.png

Quer conversar conosco

Deixe seus dados entraremos o mais breve possível em contato