[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”3019″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text]Entenda o conceito de franquia e porque é um dos mais promissores mercados brasileiros
por Hellen Barbosa
Alguma vez na vida você já deve ter comido um lanche no Mc Donald’s. Ter tomado um milk shake no Bob’s. Ou ter comprado um kit de presente super especial n’O Boticário. Você sabia que a maioria das marcas varejistas mais conhecidas do Brasil fazem parte do mercado de franquias? Mas afinal, o que é uma franquia?
Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), franquia ou franchising empresarial é um modelo de negócio no qual o dono de um negócio, neste caso de uma franquia, cede ao franqueado, pessoa que vai representar aquele tipo de negócio em uma determinada região, o direito de uso da marca, do produto, de um serviço ou de uma patente. A partir deste modelo de negócio é possível que outras pessoas o coloquem em prática, mas com uma outra característica bem importante: a de nunca perder a própria essência.
É a oportunidade perfeita de abrir um negócio próprio, tendo como aliado o know-how e toda a expertise de um negócio que já foi testado anteriormente, o que acaba diminuindo os riscos que começar um negócio do zero pode trazer. Fazer parte do time de uma franquia é saber que você estará representando uma marca já consolidada, que já foi testada e padronizada.
Mas como anda o mercado de franquias aqui no Brasil? Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, este mercado tem demonstrado crescimento e avanços de maneira contínua, segura e com boas práticas de gestão e de apoio das franqueadoras aos franqueados. Desde 2019 o setor de franchising brasileiro vem na contramão da crise econômica e demonstrando ótimos índices de desempenho.
Ainda segundo a ABF, o setor registrou um crescimento de cerca de 7% em faturamento e de quase 6% em número de unidades em operação. Apesar de existir desde 2012, foi em 2018 que o Grupo Super Cérebro passou a ser uma franqueadora. O início do sistema de franquias levou à implantação de mais de 52 unidades no primeiro ano de operação. O método estava despertando grande interesse e começou a ser divulgado amplamente em toda a região sul do país.
Com o passar do tempo, o método se fortaleceu cada vez mais com os benefícios socioemocionais e cognitivos obtidos pelos alunos. Os resultados chamavam a atenção de outras escolas do país. Desde 2017, mais de 150 escolas de todo o Brasil, e algumas das maiores redes de ensino do país, passaram a contar com a assessoria do método Super Cérebro. O sistema de franquias veio para que pudéssemos registrar recordes de venda e atuação, somando hoje mais de 200 unidades espalhadas por mais de 400 cidades brasileiras. Clique aqui e conheça mais sobre nossa história![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]